sábado, janeiro 14, 2006

Assi sã Macau

“...Crueldade que me faz lembrar o que recentemente ouvi de fonte segura, mas que não consigo agora precisar se ainda hoje é prática corrente. Contaram-me, pois, que algumas meninas de um dos clubes nocturnos do Jai Alai retiram da rata (desculpem se a diplomacia nunca foi o meu forte), em pleno show, passarinhos vivos amarrados nas patinhas por um cordel.
Que metam e retirem do que é seu uma banana (qualquer que ela seja, que embora não pareça, sou um grande liberal) e a disparem como se de um projéctil se tratasse, tudo bem, desde que ninguém saia ferido durante o exercício!
Tratam-se de opções próprias da escravidão, condicionadas pela dificuldade da vida e pelo poder da máfia e do dinheiro, que ninguém faz isso por gosto e muito menos com público!
Agora, sacarem de lá animais vivos amarrados por um cordel a baterem as asinhas contentes de alívio, por terem saído da escuridão ou se afastado de algum mau cheiro, é simplesmente crueldade. Crueldade para com os passarinhos e, naturalmente, para com as passaronas! E um atentado à saúde pública, que essas ratas não devem ser propriamente virgens e os animais, coitados, podem não se segurar por muito tempo
.”
.
Albano Martins, in "Ratas e Ganhos e Perdas", Jornal "Tribuna de Macau" de 13-01-2006