sexta-feira, setembro 16, 2005

Quadros da História

A 16 de Setembro de 1224, São Francisco de Assis recebe os estigmas.

São Francisco de Assis recebe os Estigmas, El Greco, 1577 - 1599, Baltimore Art Museum;

"El Greco", epíteto pelo qual a história tornou imortal o pintor grego Domenikos Theotokopoulos, é um dos criadores mais afamados da centúria de seiscentos. Nascido em Candia, na ilha de Creta (à época sob alçada da républica marítima de Veneza), o pintor começou por pintar ao estilo iconoclasta da arte bizantina antes de se mudar para Itália, onde poderá ter sido aluno do atelier de Ticiano.
Cedo ruma a Toledo, em Espanha, onde se fixa. Os seus primeiros trabalhos denotam a influência bizantina priomordial, mas a permanência em Espanha permite-lhe o desenvolvimento de uma forma de estar na pintura muito própria, com um estilo lúcido e distintivo, caracterizado pela distorção propositada dos canônes da figura humana e pela preferência pelas tonalidades sombrias em detrimento dos registos de luz e de radiância.
Tais aspectos sâo exponenciados de forma solene, quase dramática nos motivos religiosos que pintou e que tornam a sua obra conhecida universalmente. Estão também presentes, tais aspectos, ainda que de forma menos denotada, nos retratos dos seus contemporanêos que El Greco aprimourou.
Inevitavelmente, o estilo desnvolvido pelo pintor foi considerado à época como controverso e pouco ortodoxo. A maior parte dos trabalhos do autor pode ser vista no Museu El Greco, em Toledo, cidade onde o pintor passou os últimos quarenta e quatro anos de vida.

Domenico Theotokopoulos, aka "El Greco"
Nasceu em 1541, em Cândia, Creta.
Morreu em 1614, em Toledo.
Movimento: Escola Espanhola
Influências: Ticiano, Tintoretto
Outros Trabalhos: Cristo na Cruz, O Funeral do Conde Orgaz