terça-feira, novembro 22, 2005

Esses índios dos portugueses

O Anchieta talvez não ficasse agradado. A maior parte dos outros pérfidos Jesuítas também não. O Vieira, se tivesse um blog, seria talvez de pregação on-line, do alto de um púlpito virtual e, de lá, talvez se lembrasse de uma secção próxima daquilo que é o Tupiniquim. O blog, engendrado pelos portugueses Luís Galrão e Fernando Sousa, colheu o favoritismo do público nos Prémios Internacionais Weblog da Deutsche Welle 2005, os BOB's (Best of Blogs) do génio cibertrónico.
A página é um ancoradouro sobre o quotidiano, o futuro e a fenomenologia muito própria dos povos indígenas do coração da América do Sul, em particular as tribos que habitam a meseta brasileira da região amazónica.
Os autores do weblog distinguido pelo público reúnem notícias e comentários sobre questões indígenas e assinalam na blogosfera uma feliz tendência no que respeita à mundividência dos portugueses, que parecem tentados ao "reachamento"do Brasil para além dos traços de Vera Cruz à flor da pele: novelas, samba, Copacabana e Bossa Nova.
A preferência do público não coincidiu, ainda assim, com a do júri do concurso que seleccionou os melhores blogs do ano que, um mês provindo, se dá por finado. "Más respecto, que soy tu madre" foi eleito o melhor blogue do ano nos Prémios Internacionais Weblog da Deutsche Welle. Da autoria de Hernán Casciari, um argentino com morada fixa em Barcelona, a página faz a apologia dos Bertotti, uma família fictícia com raízes no país das pampas.
Destaque ainda para o melhor blog na categoria de multimédia, o francês Blog à la ciboulette, uma página assumidamente francesa em que os seus dois autores, Miss Gally e Georgette, semeiam a web com as diatribes do seu dia-a-dia.