segunda-feira, novembro 08, 2004

Esplanando

Aqui mora um dos melhores artistas da lusa blogosfera. O Glória Facil também coincide na justiça do atributo. Faz falta quem tão bem mande pedras a telhados de vidro, principalmente quando estes são cobertos por tanta e tão generalizada cromice. Diz João Pedro George - who´s the man? - a propósito do défice crónico de não sei bem o que que constitui a obsessão do português por tudo o que seja alcançar recordes, ainda que a natureza dos recordes seja quase sempre cretina:

  • "Há uma coisa que sempre me intrigou nos portugueses: a obsessão em bater recordes. O português, como o imagino, é aquele gajo que gosta de comparar o tamanho das pilas. Que vive atormentado, angustiado, perante a ideia de existir outro gajo que não só é capaz de mijar mais longe, como ainda por cima projecta o esguicho a maior altura, fazendo-o passar por cima de uma camioneta de dois andares. Os portugueses não convivem bem com o facto de existir um maduro qualquer no outro lado do planeta capaz de puxar um comboio com a barba ou que possua a maior colecção de bilhetes de autocarro usados. Ficam deprimidos. (...)"
A leitura completa do texto de JPG recomenda-se. Se não for mais nada porque, ao que parece, ontem, ali para os lados de Santarém um novo recorde foi quebrado: o da maior salada de fruta do mundo. A moral da história, para além da futilidade do óbvio, é que a fruta era toda portuguesa.