Que comecem os jogos
Quinze mil pessoas encheram as bancadas do Estádio da Taipa para a cerimónia inaugural da edição número dois dos Jogos Asiáticos em Recinto Coberto. "Mei Mei", a mascote da competição e Sun Wukong, o rei macaco da tradição etnográfica do Sul da China serviram com fio condutor a um espectáculo milionário que deu a conhecer algumas das modalidades que compõem o cartaz dos Jogos.
Há dois anos, na Tailândia, a cerimónia inaugural da primeira edição do certame desportivo teve ares e cores de flop: coreografias mal ensaiadas, um pavilhão mal iluminado e a música de tal forma dessincronizada que milagre foi o satélite não se ter desconhavado com uma transmissão de tão má qualidade.
Outras águas correram no palco de seis mil metros quadrados instalado no Estádio de Macau; Silvério e companhia voltaram a mostrar que dinheiro não é problema, concebendo um espéctáculo inaugural bem maior que a própria competição.
São quarenta e cinco, os países e territórios presentes na RAEM para uma competição desde sempre anunciada como o maior espectáculo desportivo de que Macau foi, alguma vez, palco. A Ásia inteira não bastará, no entanto, face à menoridade desportiva de algumas das modalidades que enfeitam o ramalhete do evento.
De certa forma, estes jogos fazem lembrar a terceira Olímpiada da era moderna. Disputados em Saint Louis, nos Estados Unidos em 1904, os jogos da terceira Olímpiada distribuiram medalhas em competições como o jogo da corda, "rope climbing" ou (pasme-se!) num torneio que apurou quem seria capaz de cuspir um caroço de cereja a maior distância.
Em Macau, as coisas evoluíram, as modalidades indoor que integram o cartaz dos Jogos não lembram ao diabo: há o sepaktakraw de salão, o ciclismo artístico, as danças de salão, natação com barbatanas e um jogo de ciclismo com bola, futeciclo ou ciclobol. Em suma, até um torneio de matraquilhos, de ténis de mesa ou de sueca fariam melhor figura.
Não é de se esperar, por isso, que o povinho de Macau, amorfo quase em relação a tudo que não seja casinos e Grande Prémio, acorra com grande entusiasmo para ver tão estranhas competições. A ver vamos. Até 3 de Novembro.